A BMW é uma das marcas que decidiram abraçar para valer a eletrificação. Tanto que a fabricante anunciou há algum tempo a estratégia Neue Klasse, que promete o lançamento de seis carros elétricos até 2028. E um desses modelos será o novo i3. Aqui, porém, cabe uma pequena explicação.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- 5 tecnologias e curiosidades sobre os BMW X2 e iX2
- Gigante chinesa de baterias para carros elétricos quer fábrica nos EUA
Entre 2013 e 2022, a BMW fabricou o hatch i3, que foi o primeiro carro elétrico da marca, embora tenha existido versões com um pequeno motor a gasolina, que funcionava como um extensor de autonomia e só alimentava as baterias. Seja como for, o novo BMW i3 não terá nenhuma relação com o hatch descontinuado.
O novo modelo será um sedã, conforme os flagras do site CarScoops comprovam. Nesta nova encarnação, o três volumes vai ser o gêmeo elétrico da próxima geração do Série 3. Portanto, o novo i3 terá um peso ainda maior na gama da BMW, pois vai compartilhar elementos com um dos modelos mais populares da marca alemã.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Previsto para ser lançado em 2026, o sedã elétrico foi flagrado com uma camuflagem ainda bastante pesada. Mesmo assim, é possível observar alguns detalhes da carroceria, como os para-lamas bem destacados e a grade mais convencional, já que alguns carros recentes da BMW dividiram opiniões com as grandes imensas que a marca adotou.
Novo BMW i3 e o jeitão de conceito
Mesmo com a carroceria bastante camuflada, é possível notar alguns elementos que marcaram presença no conceito Vision Neue Klasse. É o caso dos faróis mais finos e com uma nova assinatura no DRL, além da já citada grade, que é mais horizontal.
Na traseira, a tampa do porta-malas é alta e a lanterna aparenta ser horizontal, assim como era no conceito. As portas parecem ter poucos frisos, e o desenho geral da carroceria é de um sedã tradicional, com três volumes bem definidos. Nada de linhas que lembram o caimento de teto de um cupê.
O interior não foi flagrado, mas o CarScoops diz que o novo BMW i3 vai ser equipado com um novo conceito para a cabine. O sedã elétrico deve receber o Panoramic Vison, que vai ter uma tela gigantesca por quase todo o painel do carro. E se o conceito VIsion Neue Klasse tinha quatro lugares, o novo i3 vai ter cinco assentos, para ser mais versátil.
Motores potentes
Por enquanto, não foram divulgados muitos detalhes sobre o motor do novo BMW i3. A imprensa internacional diz que ele deve ter uma versão com apenas um propulsor de 300 cv, mas outras configurações com mais potência podem utilizar um conjunto com dois motores elétricos.
Mas a cereja do bolo será a versão feita pela divisão esportiva da BMW, a M. Nesse caso, a estimativa é que a potência supere os 1.000 cv, o que seria algo bastante ambicioso. Outro ponto que chama atenção é a promessa de autonomia da fabricante alemã. Segundo a BMW, a nova geração de baterias vai permitir até 800 km de capacidade, além de recursos de carregamento mais veloz.
No entanto, somente quando o carro for lançado é que saberemos se todos esses números serão cumpridos. É evidente que os veículos elétricos estão evoluindo, e as próximas gerações terão grandes saltos na autonomia e menor tempo de carregamento. Portanto, é aguardar para ver o que o BMW i3 vai entregar.
Leia a matéria no Canaltech.