A Samsung deve apresentar seus novos óculos de realidade estendida (XR, que combina realidade virtual e aumentada) em 2025, segundo rumores recentes divulgados pelo portal Maeil Business. Alguns possíveis detalhes do dispositivo também foram revelados, indicando que ele será uma alternativa aos modelos como os Ray-Ban Meta.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Xiaomi planeja óculos inteligentes com IA e câmeras integradas
- Amazon quer óculos inteligentes para ajudar nas entregas
Para isso, o aparelho utilizaria o mesmo processador Qualcomm AR1 encontrado na opção da Meta, além de uma bateria com capacidade de 155 mAh, semelhante à do potencial concorrente.
Especula-se ainda que os óculos tenham uma câmera de 12 MP, projetada para capturar fotos e vídeos com ângulos próximos à visão humana — o que é um dos principais objetivos dos Ray-Ban Meta. Já o seu peso deve ser de 50 gramas, um pouco mais pesado em comparação com o concorrente.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Uma característica distinta do modelo da Samsung seria a ausência de uma tela integrada, visando manter o design leve e confortável. Em vez de priorizar elementos visuais, a empresa teria concentrado esforços em recursos de inteligência artificial (IA).
Desenvolvido em parceria com o Google, o dispositivo integraria funcionalidades avançadas do assistente de IA Gemini, capaz de executar tarefas como pagamentos e reconhecimento de códigos QR, gestos e rostos.
Além disso, espera-se que os óculos apresentem várias aplicações voltadas à acessibilidade e tradução de textos ou conversas em tempo real, visto que o Google tem antecipado isso em seus eventos há alguns anos.
A Samsung planeja, inicialmente, fabricar 500 mil unidades do novo dispositivo, o que poderá causar um impacto significativo no mercado. O lançamento está previsto para o terceiro trimestre de 2025.
Paralelamente aos óculos XR, a empresa também estaria desenvolvendo novos headsets com funcionalidades mais avançadas, visando competir com o Apple Vision Pro. Para isso, os dispositivos contariam com o chip XR2 Plus Gen 2 da Qualcomm, além de telas de alta resolução.
Leia a matéria no Canaltech.