Qual iPhone você NÃO deve comprar na Black Friday 2024?

Comprar iPhone na Black Friday 2024 não significa sempre um bom negócio. Afinal, existem modelos que atualmente não valem mais a pena, mesmo que estejam com preços relativamente mais atrativos em comparação com as opções mais recentes.

Por isso, o Canaltech separou dois modelos que não valem mais a pena comprar na época de promoções, ou em qualquer outro momento. Em geral, são modelos mais antigos que não oferecerão uma experiência boa o suficiente em 2024, cada um por seus motivos.

Não compre iPhone 11 na Black Friday

Mesmo que o iPhone 11 tenha sido apontado como uma boa recomendação há alguns anos, o seu tempo já passou. Afinal, o dispositivo já deixou de ser fabricado e vendido pela Apple há muito tempo, e logo deixará de receber atualizações oficiais por parte da empresa.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

iPhone 11 não é mais uma boa compra na Black Friday (Imagem: Ivo Meneghel Jr./Canaltech)

Embora tenha recebido a atualização mais recente para o sistema operacional iOS 18, é bastante provável que o aparelho não receba mais que um ou dois updates além disso. Portanto, quem comprar o iPhone 11 levará um modelo que já chegará potencialmente desatualizado em mãos.

Outro ponto importante é que o iPhone 11 foi o último antes de a Apple lançar o sistema MagSafe de carregamento magnético sem fio. A partir do iPhone 12, o recurso chegou e é apontado como essencial para uma experiência mais fácil na hora de carregar a bateria em bases compatíveis, entre outras tarefas.

O iPhone 11 ainda continua sendo muito procurado, mas suas especificações já estão relativamente desatualizadas. Mesmo que, por ser um celular da Apple, ele deva ter fôlego para realizar tarefas comuns, seu poder de processamento já não é páreo para os modelos mais recentes.

Confira abaixo a ficha técnica do iPhone 11:

  • Tela LCD de 6,1 polegadas;
  • Processador A13 Bionic;
  • Versões com 64 GB, 128 GB ou 256 GB;
  • Câmera principal de 12 MP e ultrawide de 12 MP;
  • Câmera frontal de 12 MP.

Como o iPhone 11 é um dos modelos que a Apple não vende mais oficialmente, ele pode ser encontrado por preços muito mais altos que o justo. Portanto, vale a pena procurar por opções mais recentes, como o iPhone 14.

iPhone SE 2022 também não é boa opção

O alto preço do iPhone sempre aparece como uma das principais críticas aos modelos da Apple, e esse problema se potencializa no iPhone SE 2022. Afinal, o modelo tem diversas características ultrapassadas, e mesmo assim custa mais que diversos concorrentes melhores no universo Android.

O smartphone foi lançado como uma tentativa da Apple de aumentar vendas em um mercado não tão explorado pela empresa, com modelos mais acessíveis. Contudo, para isso ela é obrigada a apresentar um celular com tela típica de modelos da década passada, enquanto a câmera do iPhone SE 2022 não se compara com os modelos das linhas principais.

No entanto, esses não são sequer os motivos mais importantes para não comprar um iPhone SE 2022 na Black Friday. Afinal, notícias recentes mostraram que o aparelho deve receber uma atualização ainda no primeiro semestre de 2025, com características bem mais avançadas.

iPhone SE 2022 tem diversas características desatualizadas (Imagem: Divulgação/Apple)

Para isso, o iPhone SE 2024 poderá ganhar uma tela mais digna, com bordas mais finas. Além disso, também é esperado um conjunto mais robusto de câmeras e Face ID, entre outras melhorias.

Também se especula que o próximo iPhone SE deve ganhar um modem de conectividade 5G inédito, fabricado pela própria Apple. Caso o componente seja um sucesso, ele pode chegar à linha iPhone 17, entre outros modelos avançados da Maçã.

Quem quer comprar um iPhone, mas não pretende gastar demais por isso, deve optar por opções mais viáveis, como o iPhone 13. Mesmo que seja cronologicamente anterior ao SE, ele trará uma experiência melhor e mais longeva de uso.

Para acompanhar as melhores ofertas de iPhone e outros produtos diversos, vale a pena acompanhar a cobertura dos Guardiões da Black Friday no Canaltech. Pelo canal do YouTube, serão feitas lives para mostrar as melhores ofertas, e ainda divulgar cupons em lojas confiáveis.

Leia a matéria no Canaltech.

COMPARTILHE