A Tesla Cybertruck pode ser polêmica, mas há diversos fãs e entusiastas do modelo no Brasil e no mundo. Prova disso é que a frota brasileira da caminhonete elétrica não para de crescer – spoiler: ela deve dobrar até o final deste ano. O CT Auto foi atrás do número de unidades que existem rodando pelas ruas brasileiras, e a quantidade é maior do que parece.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Porsche Macan elétrico: 5 novidades do SUV que chegou ao Brasil
- Pulse e Fastback híbridos são isentos do rodízio em São Paulo?
Recentemente, o principal grupo de donos e entusiastas da marca de Elon Musk no país, o Tesla Club Brasil, divulgou em seu Instagram um levantamento com os carros da marca que existem no mercado brasileiro. No entanto, como os dados eram de setembro, entramos em contato com os administradores do grupo para saber se houve alguma mudança.
E, além de apurarmos os dados, também descobrimos mais algumas curiosidades sobre os carros da Tesla no Brasil. Por isso, confira a seguir todas as informações e descubra quantas Tesla Cybertruck existem atualmente no mercado brasileiro.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Tesla Cybertruck no Brasil
De acordo com os dados mais recentes do Tesla Club Brasil, há 15 unidades da Cybertruck no Brasil. Os números foram apurados até setembro deste ano, então pode ser que alguma nova unidade tenha desembarcado no país nesse ínterim. Esse número foi confirmado por dois membros do grupo, Breno Masi e Rafael Levy.
Segundo Rafael Levy, que é um dos administradores da página, o número de 15 unidades da Tesla Cybertruck foi apurado nos dados do próprio Detran. “Esses são os dados oficiais, mas só vão até setembro de 2024”, disse Rafael. No entanto, esse número deve ser ainda maior no final deste ano.
Rafael afirmou que alguns importadores independentes preveem que haverá até 30 unidades da caminhonete até o fim de 2024. Já Breno Masi, empresário e outro administrador do grupo, acredita em um número um pouco menor. “É bem provável que até o final do ano, contando com as picapes que a gente sabe que estão em processo de importação, esse número seja de 20 unidades”, disse Breno.
No gosto do brasileiro
Mesmo sendo um veículo bastante polêmico, a Tesla Cybertruck caiu no gosto do brasileiro. “A picape está sendo bem aceita. É um carro diferente, que chama a atenção, e mesmo com um preço que é alto, mas compatível com outros carros de luxo e de alto desempenho”, afirmou Breno.
Segundo os dados do Tesla Club Brasil, a maioria das Cybertruck estão na região Sul. Porém, aos poucos a caminhonete elétrica deve se espalhar por outras regiões. “Toda vez que chega um modelo de Tesla novo, no começo é comum que as importações fiquem mais concentradas nas regiões Sul e Sudeste, e depois acaba distribuindo para o restante do país”, explica Breno.
Preço para poucos
Mesmo nos Estados Unidos, o preço da Tesla Cybertruck acabou sendo maior do que o prometido inicialmente por Elon Musk. Na hora de importar para o Brasil, evidentemente que esse valor sobe ainda mais, por conta do fator cambial e os impostos necessários.
Uma das formas de trazer um carro da Tesla para o Brasil é pela importação direta, onde o comprador procura uma importadora e faz a encomenda. Nesse caso, os valores podem variar entre R$ 1 milhão e R$ 2,5 milhões, dependendo da configuração escolhida para a Cybertruck.
Vale lembrar que a caminhonete tem duas versões: com dois motores e tração 4×4 e a Cyberbeast, de três motores. Por enquanto, a venda da versão de um motor ainda não foi iniciada pela Tesla, somente no futuro.
Entretanto, Rafael faz uma observação importante. “Há importadores que fazem o investimento e assumem o risco do processo. Trazem o carro para o Brasil e vendem o veículo já disponível no mercado nacional. Por isso, o preço vendido no país pode ser ainda mais alto”, finalizou.
Apesar de ser visto por muitos como um carro polêmico, a Tesla Cybertruck tem encontrado seu público no Brasil, ainda que seja um grupo seleto e com alto poder aquisitivo. Agora e você, canaltecher, teria coragem de comprar uma unidade da picape? Responda em nossas redes sociais.
Leia a matéria no Canaltech.