Notebooks com GeForce RTX 4050 seguirão à venda mesmo com chegada da RTX 5050

A expectativa para a revelação das GeForce RTX 50 está na CES 2025, que acontece em janeiro. Até lá, seguimos com rumores, como este novo que fala sobre a GPU de entrada Blackwell, a RTX 5050 mobile, que coexistirá com a RTX 4050, porque o preço do novo chip gráfico será maior.

Sempre que uma nova geração chega, é esperado que os preços se mantenham similares no mesmo segmento. Isso, aparentemente, não acontecerá entre as GPUs Ada Lovelace e Blackwell de entrada para games.

Nenhuma informação sobre preço da GeForce RTX 5050 foi revelada pelo gerente de produto da Lenovo no fórum chinês Weibo. Sim, a informação é oficial de certa forma, já que vem de um dos parceiros da NVIDIA.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Possível motivo da coexistência da RTX 5050 e 4050

Com as GPUs Blackwell na linha GeForce, as atuais RTX 40 serão deixadas de lado aos poucos, como já começou a acontecer e também foi confirmado pelo executivo da Lenovo. Porém não será assim no segmento de entrada, já que a RTX 4050 e RTX 5050 estarão disponíveis no mercado de notebooks ao mesmo tempo.

O que se espera é que a nova GPU mobile tenha preço consideravelmente maior que sua antecessora. Por isso, a coexistência de ambas as GPUs mais simples deve acontecer, com a RTX 4050 tomando de fato a posição de GPU mobile de entrada no futuro lineup da NVIDIA.

Algo parecido aconteceu entre as séries Turing (RTX 20) e Ampere (RTX 30), onde a RTX 2050 continuou no mercado mobile junto com sua sucessora, mas se posicionando como uma GPU mais de entrada, enquanto a RTX 3050 tomava uma posição acima.

Devemos saber sobre esses planos da NVIDIA com a próxima geração de GPUs GeForce RTX 50 Blackwell entre os dias 7 e 10 de janeiro na CES 2025.

A informação não oficial tem força por vir de um executivo da Lenovo (Imagem: Weibo)

Veja mais do CTUP:

Leia a matéria no Canaltech.

COMPARTILHE