Microsoft alerta: instalar Windows 11 em PCs sem suporte é perigoso

O Windows 11 tem um suporte restrito a hardware moderno, mas formas de burlar esses bloqueios já foram encontrados pelos usuários. A Microsoft teve que conviver com isso, mas agora alerta os usuários sobre problemas que podem acontecer e que não oferece garantia nessas circuntâncias.

O site Neowin encontrou algumas mudanças nas diretirizes da companhia e a principal delas é referente ao Windows 11 rodando em hardware não suportado:

“Este PC não atende aos requisitos mínimos de sistema para executar o Windows 11 – esses requisitos ajudam a garantir uma experiência mais confiável e de maior qualidade. A instalação do Windows 11 neste PC não é recomendada e pode resultar em problemas de compatibilidade. Se você prosseguir com a instalação do Windows 11, seu PC não será mais suportado e não terá direito de receber atualizações. Os danos causados ao seu PC devido à falta de compatibilidade não são cobertos pela garantia do fabricante. Ao selecionar Aceitar, você reconhece que leu e entendeu essa declaração”.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Microsoft muda postura sobre Windows 11

Por ter “aceitado” a quebra de bloqueio imposta pela Microsoft com o Windows 11 em hardware sem suporte, a empresa só dizia em sua página de suporte “para voltar ao Windows 10, selecione Iniciar > Configurações > Sistema > Recuperação > Voltar”.

Agora, ao invés disso, ela diz: “para voltar ao Windows 10 em dispositivos com Windows 11 sem suporte, siga esses passos”.

O Windows 10 entrou em seu último ano de suporte, com fim decretado para outubro de 2025. Essa é uma estratégia da Microsoft para levar os usuários de seu sistema operacional a migrarem para o Windows 11 que, consequentemente, exige hardware suportado nativamente, implicando na aquisição de um novo PC ou notebook.

Veja mais do CTUP:

Leia a matéria no Canaltech.

COMPARTILHE