A Microsoft anunciou que encerrará a produção do Surface Studio 2+, seu PC all-in-one “premium” para criação de conteúdo e uso executivo. Com as unidades acabando nas lojas, eles afirmam que não farão reposição no estoque, assim como não há qualquer modelo novo planejado para a linha.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Como baixar, instalar e ativar o Windows 11 | Guia Prático
- Fim do Windows 10 pode movimentar R$74 bi e transformar mercado de PCs no Brasil
Isso significa que o modelo “2+”, vendido pelo preço sugerido de US$ 4.500, possivelmente será o último da série produzida pela Microsoft. Ao Windows Central, um representante da companhia revelou que as unidades disponíveis serão as últimas.
“Os consumidores podem continuar comprando o Surface Studio 2+ através das lojas e parceiros com estoque. Para áreas que o estoque esgotou, o Surface Studio 2+ não estará mais disponível para novas compras”.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
O PC all-in-one tem como proposta ser o modelo definitivo da Microsoft, trazendo desempenho “high-end” com Windows 11, display trouchscreen e a possibilidade de inclinar a tela – para criar artes ou executar tarefas com as canetas “stylus”.
O Surface Studio 2+ não é o único produto que a Microsoft está eliminando de seu catálogo. Produtos como o Surface Duo 3 e o Surface Earbuds 2 foram encerrados em 2023 e até o momento não há qualquer previsão de sucessores no mercado. Rumores apontam que o desenvolvimento de um Surface Studio 3 também foi eliminado neste corte.
Surface Studio 2+ é produto segmentado
É importante mencionar que a linha Surface Studio não é produzida para o público comum, mas profissionais. Ou seja, com um preço elevado e seu desempenho voltado para algumas atividades específicas, ele nunca foi um campeão de vendas ou teve um forte apelo popular.
No entanto, é importante mencionar que a saída da Microsoft do mercado de all-in-one abre ainda mais espaço para a concorrência. HP e Lenovo têm grandes produtos nesse mercado, mesmo que sejam poucos. Levando em consideração que nenhum deles oferece um display touchscreen em alta resolução, é uma derrota para quem busca este tipo de produto.
Leia outras matérias do Canaltech:
- Canaltech está no Top 3 do Prêmio iBest 2024; veja como votar
- Saiba como jogar Call of Duty: Black Ops 6 grátis em dezembro
- Microsoft Flight Simulator 2024 terá grande atualização focada no Brasil
Leia a matéria no Canaltech.